Retrospectiva da AML 2014

30/12/2014 12:05

 

        Nossa história ainda é breve, apenas um ano de existência, a Academia Montenegrina de Letras foi fundada em 14 de Dezembro de 2013. Iniciamos há pouco tempo, porém isso não quer dizer que poucos fizemos. Veja aqui um pouco de nossa história em 2014.

        Um mês após a fundação da AMl em 14de Janeiro, antes da posse dos acadêmicos, membros da comissão de organização, Gelson Weschenfelder e Djacyr Alves, procuraram o Presidente da Câmara de Vereadores de Montenegro Renato Kranz, para criação de um projeto d elei que cria o Dia da Literatura Montenegrina. A data sugerida foi o dia 30 de Julho, data em que nasceu a primeira escritora em nossa cidade em 1864, a Filomena Maria de Oliveira Brandão, que em 2014, comemorasse 150 anos de seu nascimento.

         No mês de Janeiro, a AML anunciou os primeiros resultados de sua pesquisa, pelas mãos de Gelson Weschenfelder, sobre a história da literatura local, foram apresentados os nomes de escritores que por aqui nasceram e passaram, na qual foi uma surpresa, no primeiro levantamento foram 123 escritores mapeados, hoje se soma quase 200.

    A AML foi convidada a participar da equipe que organizou a 12ª Feira do Livro de Montenegro, ajudando assim nos critérios da escolha dos 10 candidatos patroneáveis.

        No dia 13 de Fevereiro foi aprovada por unanimidade na câmara de vereadores, a lei que cria o Dia da Literatura Montenegrina, uma grande conquista para a Cidade das Artes e para a Academia Montenegrina de Letras.

        No mesmo mês a comissão organizadora de se reuni para compor um chapa para concorrer à primeira diretoria da AML.

        Na manhã do dia 15 de Março em Assembléia, escritores montenegrinos e da região do Vale do Caí votam no Estatuto da entidade e elegem sua primeira diretoria. Aqui estão os cargos e os escritores que assumem estes.  Presidente: Gelson Weschenfelder; Vice: Djacyr Alves; Secretário Geral: Eduardo Kauer; Segundo Secretário: Simone Dörr; Tesoureiro: Delmar Bertuol, Segunda Tesoureira: Isaura Mattos; Conselho Fiscal: Alexandre Steffen, Roque Colling e Bernardo Schneider; Suplentes: Geison de Moraes, Cristina Wolffentüttel e Jeferson Giacomelli.

        No mês de Abril, presidente eleito, Gelson Weschenfelder, vai ao um encontro em Novo Hamburgo, com a Academia de Letras do Vale do Rio dos Sinos – ALVALES, encontrar com a presidenta da entidade, Renate Gigel, para um intercâmbio cultural.

        Em Abril acontece a primeira posse da Academiai Montenegrina de Letras, que ocorre no dia 26 deste mês na Câmara de Vereadores. Para dar a posse, vieram membros da Academia Passo-Fundense de Letras. Foram empossados os 12 primeiros membros da entidade.

        No mês de Maio realizou a maior festa literária da cidade, a 12ª Feira do Livro de Montenegro, e A Academia Montenegrina de Letras de fez presente, muitos acadêmicos participaram de mesas de debates, palestras e visitas em escolas.

        Em Junho ocorreu o 1º Brique de Livros da Estação, em parceria da AML com Fundarte e grupo do Facebook Brique de livros. Por motivo de instabilidade climática o evento foi transferido para a sede da Fundarte onde ocorreu o Show de Marcelo Ohlweiler e oficinas. Junho também foi um mês dolorido para nossa entidade. Demos adeus á Djacyr Alves, um dos idealizadores e acadêmico da AML. Djacyr Além de fundador da Academia Montenegrina de Letras, também foi fundador da AMES (Associação Montenegrina de Escritores).

        No mês de Julho os Acadêmicos da AML foram conhecer o Memorial Balduíno Rambo em Tupandi no Sobrado Weber. Balduíno Rambo foi um grande escritor e pesquisador, nascido em Tupandi, na época pertencendo a Montenegro. Rambo tem reconhecimento internacional e é patrona de uma das cadeiras da AML.

        Neste mesmo mês, no dia 30 de Julho se comemorou o primeiro Dia da Literatura Montenegrina.  A Academia Montenegrina de Letras em parceria com a Fundarte realizou um Sarau com transmissão ‘Ao Vivo’ pela TV Cultura.

        Em 23 de Agosto A Academia Montenegrina de Letras empossou mais quatro novos acadêmicos: Oscar Bessi, Márcia Martiny, Carlos Leser e Isabel Petry.

        Novembro a Academia Montenegrina de Letras é citada em pesquisa científica, em um artigo apresentado no 24º Seminário Nacional de Arte e Educação. Neste mesmo mês o Acadêmico Delmar Bertuol é premiado no Concurso Mário Quintana de Literatura.

        O segundo semestre do ano de 2014, a AML estava envolvida em diversos assuntos, além de suas reuniões mensais, participamos de debates sobre o futuro do prédio da Biblioteca Pública de Montenegro; muitos acadêmicos lançaram seus livros neste ano e diversos participaram de feiras de livros no estado a fora, destaque á Oscar Bessi, Delmar Bertuol, Carlos Leser e Gelson Weschenfelder que participaram da maior feira do livro ao céu aberto das Américas a Feira do Livro de Porto Alegre, e Eduardo Kauer esteve presente na Feira do Livro de Passo Fundo.

    O acadêmico Eduardo Kauer se fez presente no Dia do Campo em Santos Reis, em Novembro, trabalhando sobre a imigração alemã e o desenvolvimento econômico na região.

        Em Dezembro a Academia Montenegrina de Letras foi convidada para participar da Feira de Cultura e Arte em Brochier-RS, onde acadêmicos tiveram a oportunidade de conversar com a comunidade e mostrar suas obras. Neste mesmo mês a AML completou seu primeiro aniversário, no dia 14 de Dezembro, e para comemorar esta data, foi realizado um sarau em homenagem a escrita montenegrina na Estação da Cultura.