Jeferson Giacomelli lança mais um livro, A SALIVA DA BOCA DE LOBO

02/09/2014 14:41

No dia 11 de Setembro, Jeferson Giacomelli lança seu mais novo livro, A SALIVA DA BOCA DE LOBO. Ocorrerá no Clube do Comércio ás 19h e 30 min.

Mais de 200 poemas ao longo de 180 páginas impressas pela Editora e Gráfica Althaus compõem o livro A SALIVA DA BOCA DE LOBO, de Jeferson Giacomelli.

A SALIVA DA BOCA DE LOBO é um livro que vai além dos estereótipos da poesia tradicional e do tabuleiro gramatical institucional porque reúne recursos inovadores como, por exemplo, pontuação emocional - nem sempre presente, versos sem rima, assimétricos e irregulares. Com tom irônico, retrata os resíduos do mundo e a desordem nele existente, com estruturas fragmentadas e efeitos libidinosos, às vezes até “sujos”.

Os aspectos estilísticos permeiam do início ao fim a obra, do título ao último verso do poema, como camadas morfológicas, sintáticas e semânticas. A intertextualidade é utilizada para retratar uma leitura não-passiva, um diálogo de várias mentes, um cruzamento de muitos textos. O resultado é um desequilíbrio (necessário) que confere à obra um caráter polissêmico de contemporaneidade e um mosaico de emoções.

O fazer literário de Giacomelli sempre foi uma perspectiva de unir vida e poesia em um texto emancipatório, onde todos podem se humanizar e se reconhecer. Para ele ser escritor é ser desafiador, é sempre estar em busca de um mundo melhor. Com o poder demiurgo sua poesia abre caminhos, encontra passagens, tem o poder de um desmoronar coletivo para um reconstruir individualizado. A literatura de Giacomelli é fora de eixo e pugna pela liberdade, revolta, comunhão, uma vez que sempre encarou a poesia como ofício e um sonho revolucionário na busca de um novo mundo. “A única razão para a existência de um poema é que ele tenta de fato representar a vida” (Henry James).

Resumindo, um livro é sempre uma metade que depende da outra metade – o leitor – para se completar e complementar, é o caso da xícara de chá pela metade, é a questão do fundo e da forma na literatura. Nesse contundente mosaico apresentado pelA SALIVA DA BOCA DE LOBO, prestemos atenção no despojamento da linguagem, nas repetições sintáticas, nos paralelismos estilísticos, nas ressignificações, nos contrastes e antíteses.

Enfim, é a maestria do escritor Jeferson Giacomelli e seu inconfundível estilo.