Auber Lopes de Almeida lança seu livro em Montenegro

13/08/2014 13:57

O jornalista e escritor Auber Lopes de Almeida, de 47 anos, fará sessão de autógrafos de seu primeiro livro individual, “A Estética da Tristeza” no próximo dia 22 de agosto, das 17h às 19h, na Livraria Intelectual, em Montenegro. O livro traz dez crônicas e 65 poesias, em sua maioria, sonetos decassílabos, um gênero literário abandonado pelos principais autores brasileiros da atualidade.

 

Em “A Estética da Tristeza”, ele faz um balanço dos três anos em que sofreu com os efeitos do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Nesse período, Auber estava obcecado pela morte e pela ideia do suicídio, se martirizando constantemente por conta dos erros cometidos no passado, além de não conseguir enxergar com boas perspectivas o próprio futuro. Submetido a um tratamento rigoroso, que incluiu terapia e medicamentos, o jornalista conseguiu superar. Curar-se. Reaprender a viver.

 

O título do livro remete à possibilidade vislumbrada por Auber de transformar sofrimento em arte, tristeza em poesia, dor em prazer. O projeto gráfico é da Editora Gazeta, de Santa Cruz do Sul.